Até quando a ganância vai matar nossos índios?



              É esse o Brasil que precisamos acabar. É esse progresso destruidor da natureza e dos povos indígenas, que teve início a partir de abril de 1500, que precisamos por um fim. Será que já não basta tirar a paz e sossego daqueles que moram nas grandes cidades? Será que não existem pessoas do bem capazes de interromper essas ações criminosas desses espíritos malignos?
         Senhor Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se o senhor não tem coragem de agir; se é para ocupar um cargo dessa magnitude para não fazer nada contra as injustiças, então, por favor, pare de nos envergonhar e desocupe o cargo. Presidenta Dilma, a sra. Precisa explicar ao povo porque é exatamente um estrangeiro quem denuncia tantas barbaridades cometidas aqui no nosso país. Será que não estamos sendo negligentes demais ou será que não estamos sendo complacentes por causa dos interesses envolvidos por traz de tudo isso?

         Até quando vamos  tolerar e conviver com  essa vergonha?



         "Muitos Awá permanecem isolados. A tribo brasileira é, atualmente, a mais ameaçada de extinção do mundo. A floresta onde vivem (Noroeste do Maranhão), está sendo devastada com a extração ilegal de madeira.
Quando os madeireiros veem os índios, matam. Os arcos e flechas não são suficientes para as armas dos madeireiros. E em mais um momento da história, é assim que acaba. Um povo que sumirá da face do planeta, para sempre.
Mas há um jeito de fazer com que a ameaça não aconteça mais. Um homem pode deter os madeireiros: o Ministro Brasileiro da Justiça. Ele pode enviar a Polícia Federal, para que os agentes peguem os madeireiros e deixem eles fora da área dos índios, para o bem dos indígenas.
        Mas esta não é a prioridade dele. Nós temos que mudar esta realidade antes que seja tarde demais. Precisamos de mobilização suficiente para que o ministro perceba o risco. Eu, você, nossos amigos, nossas famílias, todo mundo conta. Mas nós não temos muito tempo.
        Quando a chuva acabar, os madeireiros voltarão a dizimar a população Awá. Esta é a nossa chance, agora mesmo, pra fazer algo de verdade. E se o máximo de pessoas mostrarem que se preocupam, a mobilização funcionará."
(Colin Firth)1



1- O ator inglês, Colin Firth, é um dos porta-vozes da Ong Survival, sediada em Londres, que acompanha povos indígenas em situação de risco pelo mundo. Na Amazônia preocupa-se particularmente com o caso dos índios isolados - que vivem na floresta, sem contato com grupos sociais não indígenas.





         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?

Reencarnação: derradeira abordagem