As duas sementes
A Parábola do Semeador
( Mateus capítulo 13 )
“Deixai crescer ambos juntos até à
ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e
atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.”
(Mateus, Cap.13, v. 30).
E chegando-se a Ele os discípulos,
perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?Respondeu-lhes Jesus: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado, pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância, mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure.
Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.
E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração, e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.”
São apresentados quatro tipos de terrenos (Biblicamente, o número 4 simboliza o mundo), 4 tipos de pessoas diante da mensagem do Evangelho, 4 tipos de corações, 4 reações típicas do homem pecador quando confrontado com o Evangelho de Cristo.
1) A BEIRA DO CAMINHO - "Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram." (Mateus 13.3,4). O próprio Jesus interpretou essa parábola: "A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho." (Mateus 13.19).
2) EM LUGARES PEDREGOSOS - "E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se." (Mateus 13.5,6). Jesus interpretou, dizendo: "E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza." (Mateus 13.20-21)
3) ENTRE ESPINHOS - "E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram." (Mateus 13.7). Interpretação de Jesus: "E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera." (Mateus 13.22).
4) EM BOA TERRA - "Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um." (Mateus 13.8). Interpretação de Jesus: "Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." (Mateus 13.23).
O que o pregador semeou, diz Cristo, é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa , em que a semente caiu, são os diversos corações dos homens.
Os espinhos – são os corações embaraçados, com cuidados, com riquezas, com delícias ; e nestes afoga-se a palavra de Deus.
As pedras são os corações duros e obstinados ; e n’estes seca-se a palavra de Deus , e se nasce, não cria raízes.
Os caminhos- são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do mundo, umas que vão, outras que vêem, outras que atravessam , e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque ou a desatendem, ou a desprezam.
Finalmente, a terra boa são os corações bons, ou os homens de bom coração, nestes prende e frutifica a palavra divina , com tanta fecundidade e abundância , que se colhe cento por um.
Agora você escolhe ser trigo ou joio.
Comentários