Qual o seu conceito de democracia?



        Certamente democracia não é mais uma forma  de aquisição do poder  caracterizada  por  "governo do povo, pelo povo, para o povo". Esse conceito é pífio, ultrapassado e hipócrita.  Até porque, na prática, isso não se verifica por absoluta impossibilidade. O povo apenas escolhe, dentre aquelas opções previamente estabelecidas, todas vinculadas a uma sigla partidária,  que depois tem a liberdade de  apoiar as decisões do governo eleito, conforme a disponibilidade de cargos, ainda que o povo discorde disso.
               Para mim, democracia, na verdade, é o regime onde a maioria deve respeitar as minorias  discordantes, em todas as suas formas de expressão, seja cultural, filosófica,  ideológica, política,  religiosa,  ou até mesmo  sexual.  Não importando no que acredite ou no  siga a grande maioria. O que importa mesmo numa democracia é a conservação  e o respeito dos direitos das minorias. 
           No regime genuíno e democraticamente verdadeiro não se justifica a obrigatória conversão das minorias em função do que pensa a maioria, pois  a capacidade de conviver pacificamente com as  diversidades sociais é justamente o que diferencia a democracia dos demais formas de aquisição do poder.
              Contudo, não podemos esquecer que democracia não é uma forma de governo contrária ao respeito das leis, mas uma forma de se relacionar consigo mesmo e com os demais entes  da sociedade,  seja de que natureza for, fundado nos princípios que regem a Constituição. 
             Por isso não se pode, evidentemente, por conta  de  considerar democrático, alimentar os devaneios para extrapolar os limites estabelecidos em lei, pois,  nesses casos,  já não será mais uma questão de democracia e sim de ilegalidade.

-  Indústria ou Comércio: quem desrespeita mais o consumidor?

                Sinceramente, é muito difícil  afirmar  quem desrespeita mais. contudo, uma coisa é certa, no Brasil, nenhum dos dois respeita os seus consumidores.  Na indústria o desrespeito fica por conta de produtos  sem as informações  necessárias em suas embalagens, e muitas delas ainda vem com lacres difíceis de abrir. Muitos produtos ainda se tem que fazer uso de faca, abridores, etc. O prazo de validade normalmente fica em locais de  difícil visibilidade, o que induz o consumidor a erro. Alguns, como doces,   ainda possibilita a troca possibilitam a troca da tampa com prazo de validade vencido por uma nova, mas o conteúdo continua o mesmo. Recentemente, no Rio Grande do Sul  tivemos empresários presos por adulteração no leite. Foram encontrados  soda cáustica e formol  misturados ao leite. E olha que  o produto é imprescindível  ao nome da sua empresa.
             Quanto ao comércio, nem preciso dizer, não é mesmo. A falta de respeito é total e avassaladora. Basta ver os noticiários  sobre  as interdições que tem sido realizadas nos últimos dias pela vigilância sanitária. De uma maneira geral, o comércio não se preocupa com os consumidores, eles se preocupam apenas em atingir sua metas de vendas. O objetivo   é vender, vencer e vender, não importa se o consumidor vais ficar satisfeito ou não.  Depois que a venda for  realizada e produto entregue, danem-se os consumidores.
             Por isso, meus caros, não se iludam com propagandas, pois a grande maioria delas são enganosas. São verdadeiras armadilhas expostas  apenas para  nos atrair  ao local onde estão expostos os produtos. É ali, no espaço do estabelecimento,  que somos envolvidos pela tentação de comprar e pela lábia dos vendedores, profissionais  especializados e preparados para  convencer os consumidores a levar para casa, produtos que muitas vezes sabem que não prestam, mas que vão ajudá-los a aumentar a sua comissão no final do mês e garantir a sua permanência no emprego. É isso aí.


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