Existe mesmo uma luta entre o bem e o mal?



             Acho que o conceito de bem e mal é relativo.  Depende do  ponto de vista de cada um.  Depende do que cada um considere  o que seja bem e o que seja  mal. Eu sinceramente  não acredito no absolutismo dessa dicotomia, muito menos que a vida se propaga através dessa dialética. Na verdade, tudo teve início na insipiência do conhecimento humano. Mas, com o passar do tempo,  tudo  foi se transformando  numa maneira  de controlar  o povo  baseado na sua ignorância.
             Imagine se,  de repente,  a  humanidade fosse completamente extinta. Contudo, todo o resto da fauna e da flora  permanecessem na terra. Será  que o universo iria parar ou  Deus  iria destruir tudo, uma vez que todas as coisas foram  criadas  apenas para  servir ao homem?  Será que tudo perderia o sentido original?
             Pergunto isso   porque, de acordo com os relatos bíblicos,   Deus criou todas as coisas com o objetivo de criar o homem. Mas, em Gênesis diz também que Ele criou a árvore contendo o conhecimento do mal. Nessa concepção, podemos  interpretar que foi o próprio Deus que criou o bem e o mal.  E  o que se conclui que seria na verdade o mal?  O mal, minha gente, seria o conhecimento da razão. O homem  dominador  não queria que o conhecimento fosse  compartilhado  por  todos, pois que isso tornaria o povo mais difícil de ser dominado
             Digo-lhe, pois, que o conceito do bem e do mal só existe na  mente das pessoas por mera convenção ou por uma necessidade ideológica. Porque um dia um poder tirano quis que assim o fosse. Vamos imaginar que um grupo de déspotas enganadores, fraudadores e exploradores da ignorância do povo, pretendendo afastar o povo de uma ilha onde escondessem  seus tesouros mais valiosos, começassem a educar esse povo,  desde tenra idade, induzindo-o a acreditar que aquela seria uma ilha maldita, amaldiçoada, que  lá fica a casa do demônio e quem pisá-la sofrerá todos os castigos de Deus.   Imagine que esses mesmos déspotas espalhassem tais boatos entre as pessoas, afirmando  que teriam visto fantasmas por lá, visões de pessoas sofrendo no inferno, etc.  Quantas pessoas você acredita que teria a coragem de  colocar os pés na referida ilha?  Fato  curioso com relação às  visões é que elas são sempre restritas a uma pessoa isolada e nunca  acontece em multidões.
                Então, minha gente,  se você deseja acreditar que existe mesmo uma luta do bem contra o mal, nos moldes em que várias religiões pregam por aí, isso realmente passará a ser uma  verdade simplesmente porque você acredita nisso. Pois  isso estará contido na sua mente e na sua alma,  e o medo não deixará que você se liberte e  consiga enxergar a realidade.
               A única luta que existe entre o bem e o mal é a luta que travamos contra nós mesmos. A do homem contra o próprio  homem. A do homem contra a sua inveja, a do homem contra a ganância, a do homem contra a velhice, a do homem contra  o medo da morte, a do homem contra a sua própria violência, contra as injustiças  e contra as maldades praticadas de uns contra os outros. Todos os males que aconteceram neste mundo sempre foram causados pela ação do  homem contra o homem.
               Por isso é que quando  caminhamos na escuridão, devemos  temer encontrar outro homem,  pois deste sim,  devemos nos precaver por conta das coisas ruins que são capazes de praticar. Porque se existe uma luta  do bem contra o mal, ela está com certeza  dentro da gente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?