NO DIA DO TRABALHADOR

          Eu não faço nenhuma questão  pelo tradicional  pronunciamento da Presidente da República no dia do Trabalhador brasileiro.  Mas, confesso que gostaria de ver a nossa Presidenta, juntamente com o ex-Ministro, o senhor  Guido Mantega, explicar o que aconteceu, de fato, com a nossa economia para que ela chegasse ao ponto que chegou. Eu gostaria de saber, por exemplo,  porque estamos suportando tantas dificuldades agora, se antes as notícias davam conta de um país que estava entre os mais prósperos, que  chegou a ser a sexta economia mundial. Afinal, o que diabos esses  economistas  fizeram para que o Brasil chegasse a esse grau de  desordem que estamos vivenciando atualmente?
          Quando o ex-Presidente Lula deixou o comando da nação, o País  apresentava uma economia bastante promissora, tanto que, se ele quisesse dar o golpe de um terceiro mandato,  certamente teria sido  reeleito.  Mas, diferente de Fernando Henrique, Lula preferiu não permanecer no poder e indicou  Dilma Roussef para dar continuidade  ao processo de revolução popular  que fazia parte do "grande projeto" petista.   A  candidata  petista ganhou a eleição  e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da República do Brasil. A esperança era de que  ela  mantivesse  o pais crescendo, de maneira a incluí-lo  entre as maiores potências mundiais.
          O primeiro  ato como Presidente foi manter o mesmo grupo que comandou a economia do pais durante o mandato do ex-Presidente Lula,  dando sinais de que nada iria mudar neste sentido.  Mas, as coisas parecem que não saíram exatamente  como planejado.  A economia degringolou e  mesmo sendo reeleita, a Presidenta Dilma Roussef resolveu afastar do cargo o ex-Ministro da Fazenda, Guido Mantega , o qual depois que saiu, nunca mais  se ouviu falar nele.
            Hoje, temos que aquele castelo de sonhos que antes era pregado não passava de propagandas enganosas em busca de manutenção  no poder. Hoje,  a impressão que temos é que parece que passou um grande furacão, um verdadeiro tsunami sobre a nossa economia, deixando para trás seus rastros de uma grande baderna, de uma grande  destruição  numa estrutura que parecia tão sólida e tão promissora.
          Hoje, dia do Trabalhador, seria uma grande oportunidade para a Presidenta Dilma Roussef, juntamente com o  ex-Ministro Guido Mantega, se pronunciarem sobre o que na verdade eles fizeram de errado para que o Brasil voltasse a viver o medo da hiperinflação, do desemprego e da instabilidade econômica.  Eu gostaria que ambos  tivessem a humildade de olhar nos olhos do povo, principalmente,  daqueles que votaram e optaram pela sua reeleição,  e falassem a verdade. Que eles  assumissem seus erros, e não ficassem colocando a culpa no que está acontecendo na crise internacional. Porque temos exemplos de países que cresceram, apesar dessa famigerada crise.

         Acho que o que o atual governo não está perdendo a luta  apenas contra a desestabilização da  economia, contra o desemprego ou contra o medo e a hiperinflação. Acho que o  atual governo está perdendo algo muito mais grave que tudo isso. Ele está  perdendo, se é que já não perdeu,  a confiança do seu povo, por ter pregado tantas mentiras, em função de uma única coisa: a garantia de se manter no poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?