A Vida é uma Coisa Séria?



                        Alguém, por favor,  pode me explicar exatamente por que a vida é uma coisa  tão séria e não uma brincadeira? Será por que tememos tanto a morte?   Ou será  por que temos  que trabalhar como condenados  para pagar  o alto  custo da nossa sobrevivência neste planeta?   Não sei porque, mas desconfio daqueles  que dizem que a vida é uma coisa séria.   Talvez porque  tenho sempre a impressão de que aqueles que dizem que  a vida é uma coisa séria,  na verdade,  estão enganados ou  não entendem nada sobre o  sentido de  se  viver.   
                     Então, onde estaria a diferença entre considerar a vida uma brincadeira  ou uma coisa séria? Talvez porque  nos consideremos uma elite universal, de superior inteligência, tenhamos ficado  todos entorpecidos pelas nossas  vaidades, ao  tempo em que  construímos um conceito de seriedade  alheio à nossa própria  natureza.  Assim,  fomos nos tornando pessoas de coração cada vez mais endurecido.  Por conta do exagero em levarmos tudo a sério  em demasia,  estamos  com a psiquê cada vez mais comprometida.  Estamos  nos tornamos todos mentalmente desequilibrados, e já  não sabemos mais viver a vida  em toda a sua plenitude.  
               Por que  não nos ensinam apenas a amar ao invés dessa  rivalidade que faz nascer o separatismo e o ódio?  Por que não nos ensinam  a compartilhar  o prazer de sermos livres, felizes e  solidários,  ao  invés de guerrearmos  uns contra os outros para depois contarmos os nossos mortos? Por que temos que viver sobre a égide dos portfólios e  dos mercados financeiros  que nos escravizam e nos torturam cada vez mais?  São muitos os que sabem que a  razão e o fundamento da economia são  mentiras forjadas pelo próprio homem para nos escravizar e manter  seu império da iniquidades.  Somos qual  mercadorias com preço no  mercado. Os exploradores é que dizem que a vida é coisa séria porque dependem da crença nessa pantomima  escrita e falada, para continuarem  sua saga de exploração. Dizem isso, para que  os explorados  jamais  conheçam  a verdade e o prazer  de serem   livres para  brincar a vida sem pensar no amanhã. 
                     Talvez  porque a vida seja levada a sério demais  existam  tantas  doenças, tanta gente deprimida, tanta gente angustiada, tanta gente estressada, solitária, perdida  por se sentir obrigada  a seguir por caminhos  que outros traçaram.  Talvez porque percamos tempo levando a vida a sério,  existam   tantos doentes que perderam até a esperança.  Se não tivéssemos acreditado tanto nessa conversa  de que viver é coisa séria, talvez não  existissem tantas guerras, nem tanta  gente morrendo de fome. Talvez não tivéssemos tanto medo de perder o que possuímos, porque tudo, absolutamente tudo seria visto como  uma mera brincadeira. De maneira que as armas  e as bombas  também seriam de brinquedo. E não existiriam holocaustos.  Não haveria necessidade para tantas leis nem  seríamos prisioneiros de nós  mesmos.
                      Não, definitivamente,  a vida não é uma coisa séria. Muito  pelo contrário, a  vida é uma brincadeira, uma brincadeira  para ser vivida, pura e simplesmente. Uma brincadeira que deve ser vivida como se fôssemos todos  eternas crianças, vislumbradas  diante desse  reino encantado  que é a nossa  natureza.  Por levar a vida a sério, estamos nos  tornando seres  incapazes de levar tudo na brincadeira e brincarmos de ser feliz, todos os dias, diante  dessa graça que recebemos para  viver. A vida é uma dádiva divina,  que deve ser vivida com alegria, com prazer, com sentimento e com paixão. Isso sim,  é uma coisa séria.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?