Por que as Igrejas foram criadas?
Não dá para se saber o momento exato em que as religiões foram criadas, mas sabe-se que elas surgiram das igrejas. Igreja no sentido de reunião de várias pessoas em torno de uma crença. Na crença de que a igreja foi criada e prosperou por questões de consciência humana.
Sabemos que o homem, ao longo de sua história, foi pivô de vários massacres contra seus próprios semelhantes. Diversas batalhas sangrentas foram travadas e muito sangue foi derramado. Assim, a igreja inicial surge como uma forma de tratamento dos conflitos interiores oriundos da depressão e da psicologia humana. A igreja surge, então, como um consolador, uma maneira de aliviar as dores e as angústias causadas pelo arrependimento, diante de tantas barbaridades cometidas.
Para quem sofria com problemas psicológicos diante da sensação de culpa, nada melhor que ir a uma igreja e descarregar ali todas as suas "dívidas" e sair aliviado diante do perdão concedido pelos Sacerdotes, que eram pessoas ditas com poderes de representação do divino. Até que uma outra batalha viesse, e tudo se repetia, e se repetia e se repete, até os dias atuais.
Por que é tão difícil transformar a mente de uma pessoa?
Porque os traços da personalidade são praticamente impossíveis de serem mudados. Porque foram constituídos ao longo dos tempos de existência da humanidade, que passou por um processo de sedimentação de variadas experiências, que foram sendo perpetradas a partir de uma espécie de condicionamento hereditário das condutas humanas.
Por outro lado, alimentamos crenças e superstições, frutos de ensinamentos antigos, existentes desde um passado distante, o que geralmente culmina na alienação ordinária das condutas humanas, que nos transformam em seres sociais, incapazes de viver e conviver sem as tradicionais filosofias, fomentadoras da personalidade, a qual se mantém enraizada, criando uma resistência difícil de ser mudada, geralmente por conta do medo de mudar, por ignorância ou por acomodação mesmo.
Comentários