Por que você acredita que o deus bíblico não é o verdadeiro Deus?



       Desde de o início dos tempos, a humanidade  busca respostas para  duas questões fundamentais, quais sejam, de onde viemos e para onde vamos.  Hoje, apesar  dos avanços da ciência ainda não somos capazes de respondê-las com  absoluta  convicção.  O que temos mesmo é a nossa fé.
          Então,  imaginem  a humanidade há milhares de anos atrás, onde o conhecimento do homem primitivo ainda era bastante incipiente!  Imaginem quantas dúvidas foram se acumulando diante dos diversos fenômenos da natureza! Imaginem os seres humanos olhando para o alto sem entender  nem  saber explicar o que eram aquelas coisas lá em cima brilhando durante a noite. Imagino  o que eles diziam sobre os meteoritos  cruzando o espaço em direção à terra: “ devem ser os deuses vindo do espaço para nos visitar”. O que diziam dos cometas  que cruzavam  a imensidão do espaço de tempos em tempos, com suas caldas  imensas?   Assim, da mesma forma que temos que encontrar respostas  mirabolantes para as perguntas que nos fazem as crianças em sua inocente curiosidade, imaginem quantas respostas os líderes  daquela época tiveram que criar para manter o seu povo unido e confiante nos seus conhecimentos sobre os mistérios da criação?
         É fato histórico que os povos se dispersaram em busca de terras férteis para se instalarem.  Também é um fato que depois da descoberta da agricultura, o homem se estabeleceu em diferentes regiões do planeta dando origem a diferentes nacionalidades. Nessa época, as leis eram costumeiras e as religiões estavam sempre na base fundamental de todas elas. Cada povo, no entanto,  teria um  deus para orientá-lo e protegê-lo diante das constantes ameaças de  saqueadores e sanguinários inimigos.  Era um tempo em que as imagens de  ídolos faziam parte dessa realidade, uma vez que eram representações simbólicas de um deus invisível.  Assim também começa a história do povo hebreu. Uma história contada no Antigo Testamento, cujo deus é chamado YAHVEH.
          De acordo com o Antigo Testamento, o povo hebreu foi  escolhido  entre tantos como sendo o povo do deus YAHVEH, excluindo,  desssa forma, todos os demais povos . De modo que todas as suas leis, todos os  seus ensinamentos e todos os seus mandamentos eram  sempre destinados exclusivamente a esse povo especial.

                      “O que o Senhor ordenou que se lhes desse dentre os filhos de Israel no dia em que os ungiu; estatuto perpétuo é pelas suas gerações.
                        Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico,
                      Que o Senhor ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao Senhor, no deserto de Sinai”. (Levitico 7, 36-38)

     Os demais, aqueles que não tiveram a sorte de nascer  hebreu,  estariam condenados à desgraça,  que viria mais cedo ou mais tarde. Daí surge a grande separação entre os judeus, o denominado  povo escolhido,  e os chamados gentios, os  denominados “povo do mundo”, os  perdidos pecadores, pois que eram apartados  do Senhor. Essa é a realidade que se impõe até os dias de hoje. 

         Quem nunca ouviu as seguintes frases: “tenho fé em deus que ele/ela me paga” ;  “Se deus quiser hei de vê-lo cair”?  Além dessas,  existem tantas outras que nem vale a pena lembrar nesse momento.  Mas, de onde terá vindo isso? De onde o povo tirou a ideia de que seu deus iria atender a desejos  malévolos?  Confesso que foi por conta de frases como estas que comecei a pensar a respeito do caráter e da personalidade do deus do povo hebreu, o povo escolhido.  Afinal, que deus seria  esse que  alimenta  o espírito de vingança e que deseja o mal às pessoas?
         Descobertas arqueológicas recentes tratam de um povo bem mais antigo que os hebreus, os sumérios,  que dão conta de um sacerdote chamado  Zaratustra. Nela encontramos várias conicidências com a história dos hebreus, inclusive, a crença em um Deus único. Mas, peço que pesquisem sobre esse assunto, pois é muito interessante e surpreendente. Infelizmente,  não dá pra tratar de tudo nesse momento.
        Eu sempre   acreditei que Deus é amor, que Deus é misericordioso, que foi o tamanho desse amor pelas pessoas que o fez enviar seu Filho amado para que todos tenham o direito ao perdão.  Dessa perspectiva, fica difícil  imaginar que o verdadeiro Deus se passe  para atender ou satisfazer desejos  egoísticos de vingaça de seus seguidores.  Foi então que passei a buscar na própria Bíblia relatos sobre o caráter desse deus de quem tanto tenho ouvido falar. E descobri  diversas passagens com ameaças de destruir todos aqueles que não fizerem parte do seu povo escolhido.
         Desde nossa tenra idade, nutrimos  a plena certeza de que  o deus de Israel  seria  o verdadeiro,  pois ele  seria justo, bom, misericordioso e amável. Mas, ao contrário  do que se prega, encontramos na própria Bíblia diversas passagens com  contradições que demonstram que não é bem assim.  Se você  duvida do que estou dizendo, então procure urgentemente um exemplar da Bíblia  e verifique você mesmo os trechos que disporei a partir de agora, os quais  nos revelam o caráter e a personalidade de um deus que se auto denomina  malévolo, vingativo, egoísta, fisiologista, cheio de defeitos  tipicamente humanos: 

               Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas”. ( Isaias capitulo  45, versículos 6 e 7).
            “ Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?  (Amós, 3, 6)
            “ E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
              Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta”.  (Samuel 16: 14 e 15).
     “Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa”. ( Reis 21, 29)
      "Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão”( Deuteronômio 32, 35-39 )
          Quero deixar bem claro que nada disso está sendo inventado por mim, pois você mesmo pode verificar na sua Bíblia. Mas, vamos adiante:
                “Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes.  E tornaram com esta resposta ao rei”.  ( 2 Crônicas, 34, 28)
              Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
              “Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.”
            Os versículos acima  revelam que nenhum  mal acontece  neste mundo sem que tenha vindo de Yavé. Neste caso,  o tal de satanás nem precisaria existir nem  poderia  ser considerado responsável pelas maldades que ocorrem neste mundo, pois  fica  evidente que  foi o  próprio Yavé  quem  criou o mal  e praticou  toda sorte de  maldade neste mundo.  Ele mesmo confessa que  não há outro senão ele.  Se você duvida disso, então por que não procura  um exemplar da Bíblia  agora mesmo e verifica  se estão lá os trechos relatados acima?
          Depois de ler, tente imaginar o  Deus de verdade  falando o seguinte, em relação ao pecado e aos  sacrifícios de animais neste mundo:
           "Quem oferecer sacrifício a qualquer outro deus, e não unicamente ao Senhor, será destruído”.
( Êxodo 22:20 )

           Ora,  como podemos pensar que o Deus de verdade  está submisso ao tempo e ao espaço, ou se satisfaça com matança de animais ou  mesmo com o aroma de sua carne queimando na fogueira?  Porque  se o espírito de Deus é constante, ele é o mesmo ontem, hoje e o será sempre.  O tempo não existe para Deus,  somente para nós humanos.  Então, como tentar nos convencer de que Deus era um antes e agora mudou de personalidade?
        O meu Deus, o Deus verdadeiro, no qual acredito e de quem vos falo,  nos deixou  o legado do amor para que todos  juntos enfrentemos  os desafios desta vida, sejam eles de  natureza material ou espiritual.  Por isso acredito na força da união e que devemos orar sempre  em conjunto, pedindo a Ele que nos dê força e coragem para enfrentarmos  todos os problemas que não podemos  enfrentar sozinhos. Porque somente a união e a solidariedade são  capazes de nos tornar fortes e resistentes.
          Não, o  Deus verdadeiro  não  é vaidoso, nem  olha para o homem como a sua obra mais importante. Não existe povo escolhido, pois  todas  as  suas criaturas, inclusive,  as plantas, os rios e todos os animais da natureza são importantes para Ele. Por isso todos somos dignos e merecemos  todo o respeito e cuidado.
      Todos devemos viver e conviver em harmonia com a  nossa mãe terra. Agradecê-la todos os dias por sua hospitalidade e por nos conceder o alimento de que tanto  necessitamos. Agradecer pela interação com o universo e por toda a energia  vital que ela  nos concede.
       Por fim, eu gostaria de  dizer  que o verdadeiro Deus é o Papai de  todo o universo, inclusive dos céus e da terra.  Então, quando se referir ao Deus verdadeiro,  evite resumí-lo  a simples “papai do céu”,  até porque isso vem da antiga lenda, onde se pregava que  a  terra era plana e não redonda,   e  que o céu ficava lá em cima, de onde se originavam  todos os deuses daquela época. Quem  não conhece a figura de um deus velhinho, de barba branca,  sentado em um trono lá no céu? 
 Deus não é humano, nós é que demos a Ele as características  e os defeitos  tipicamente  humanizados, simplesmente porque os povos antigos precisavam  de  um deus valente, que  causasse medo e os ajudasse a superar os seus conflitos e os conduzisse conforme inspirações de seus líderes sacerdotais. Aliás, como ainda acontesse nos dias de hoje.
           É chegado o momento em que teremos que  separar o joio do Trigo para  que o verdadeiro Deus resplandeça sobre os escombros da destruição que  temos causado ao longo dos tempos por causa da nossa ignorância.
       Agora peço apenas que reflitam  sobre tudo isso e procurem encontrar o verdadeiro Deus. Se  alheio a tudo o que foi dito aqui, vocês chegarem à conclusão de que  estou errado e que são coisas da minha cabeça, pois o verdadeiro Deus é mesmo YAHVEH, então  que perdoem  a minha  ignorância e minha falta de fé. Só espero que não digam que tudo o que foi revelado aqui são calúnias da oposição ou obra do maligno.
          Tenham todos um feliz final de semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?