À nossa Eliana Calmon

                   Ninguém é insubstituível. Diz um velho adágio. Mas, vamos combinar uma coisa:  existem pessoas que são muito mais difíceis de serem substituídas. É ou não? Assim como a Ministra Eliana Calmon, Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, por exemplo. Ela acabou de deixar o cargo que ocupava e já nos deixa com saudade.   Perdoe-nos, Senhora Calmon, mas a sentimos tão perto, tão nossa, tão amiga, tão brasileiramente genuína,  que até esquecemos o protocolo e as formalidades. Perdoe-nos se muitas vezes, ousamos chamá-la, simplesmente, de Eliana Calmon. Longe de ser  uma falta de respeito à hierárquica do seu eminente  cargo. Muito pelo contrário. A senhora faz jus e é merecedora de todos  e quaisquer  título de nobreza. A senhora  se fez digna de toda a nossa reverência, pois  é uma das  mulheres mais  encantadoras e mais corajosas  que  conhecemos nos últimos tempos. Não somente pelo cargo que ocupa, mas, principalmente, pela pessoa humana que é,  pelo seu caráter, pela sua postura hosesta, transparente e dedicada à causa da justiça. Também pela sua competência, pela sua conduta ilibada, pelo  amor e pelo senso de justiça que transbordam do seu coração.
                   Sabemos que uma pessoa com todos os seus predicados é bastante difícil de serem substituídas  à altura. E,  mais difícil ainda,  ver uma mulher com tamanhas qualidades chegando a ocupar um cargo de grande relevância como esse que a senhora  ocupou e exerceu com tamanha maestria. Por que será isso?  Lamentavelmente, essas coisas sempre aconteceram no Brasil, mas as coisas estão mudando e a senhora é uma prova de que estão mudando para melhor.
                     Dra. Eliana Calmon, a senhora pode até não ser insubstituível. Pode até não ser. Mas,  Será um sacrifício enorme  encontrar alguém que a substitua com tamanho brilhantismo e grandiosidade. Tomara que seu substituto possa ser alguém que, pelo menos, esteja à altura de sua coragem  e de sua generosidade. A senhora conseguiu,  com todos os méritos,  nos passar  confiança e nos trazer a esperança  em um novo judiciário.  Esperamos que o seu exemplo seja seguido pelo seu sucessor. Quanta responsabilidade!
                     Lamento a sua saída, mas por outro lado  fico feliz porque sei que a senhora  deixa o cargo com a certeza do dever cumprido e com a consciência limpa e tranquila. Por isso mesmo, espero que jamais abandone essa causa. Tenho certeza de que, esteja onde estiver, a senhora vai   continuar  trabalhando e lutando  pela ética e pela dignidade  no nosso  judiciário.  O Supremo Tribunal Federal deveria prestar-lhe uma grande homenagem pelos seus relevantes serviços. Que Deus a  proteja,  ilumine e abençoe a sua vida. Muita Paz, muita felicidade e boa sorte, senhora Calmon.
                    Salve Eliana Calmon, nossa eterna e inesquecível Corregedora. 
Essa mulher incrível

Lutou e conseguiu

Intensificar  os trabalhos  processuais

Atrasados  dentro do  judiciário.

Normatizou várias  metas

Alcançando acordos  inéditos entre as partes.

Com coragem e bravura

Atingiu sua popularidade

Lutando pela ética e pela honestidade,

Mudando vícios antigos

Oriundos da arrogância e do

Nepotismo sem vergonha.

Atuou com seriedade

Lisura e
Veracidade.
Enfim, escreveu sua história em nossos corações, pra sempre.
Salve, Eliana, nossa  eterna corregedora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?

Reencarnação: derradeira abordagem