O Dever de Educar

          Um dia um grande filósofo grego chamado Pitágoras  disse a seguinte frase: "  Educai as crianças de hoje, e não será preciso punir os adultos de amanhã".  Mesmo tendo a consciência de que   toda   regra tem lá as suas exceções,  eu  concordo plenamente com ele.  Até porque  existem algumas crianças  que, apesar de todos os cuidados recebidos dos    pais,  tornam-se   pessoas antissociais ou, muitas vezes,  marginais aos olhos da lei, capazes de cometer diversos  crimes no seu ambiente social.  Contudo,  é inegável  que  uma boa educação seja fundamental  para  se  construir uma sociedade  melhor.   Afinal, como  já dizia um  grande  professor, uma criança serve para ser ensinada.
            Não se pode negligenciar com o dever de  educar e  impor limites. Uma criança deve saber ainda em tenra idade que há limites para sua liberdade. Ela deve perceber que não tem direito a fazer tudo o que tiver vontade. Porque existem outras pessoas além delas.  Porque essa é uma condição inegociável  para  se construir uma sociedade mais  ecumênica.
           Um dos primeiros e principais  lugares para se educar os filhos é  dentro de casa, no seio  familiar. É com a família que  a criança  deve começar a conhecer  as suas liberdades e os seus limites.   É no lar que as  crianças  precisam aprender a respeitar  as pessoas, os coleguinhas, os vizinhos, os parentes e seus próprios pais.  
             Vamos  concordar  que  educar não é uma coisa fácil. Contudo, é preciso que todo aquele  que concebe um filho, ainda que de maneira involuntária, tenha a consciência de suas responsabilidades e  do dever inalienável  de  educar seus filhos  e prepará-lo  para  a convivência pacífica com as outras pessoas. A capacidade de ser solidário com o outro, por exemplo,   será  sempre um diferencial  numa sociedade cada vez mais egoísta e competitiva.  Infelizmente, muitos país se sentem incapazes de educar seus filhos e  permitem que eles  pratiquem toda sorte de barbaridades. Muitos deles sorriem  e dizem que  são coisas de crianças. Esquecem  que as crianças  de hoje serão os adolescentes e os adultos do amanhã. 
               Ao lado da família,   temos também  a escola, as igrejas e o mundo  para  ensinar.  A escola deve ser uma entidade integrada com os interesses da família e da sociedade. Não são apenas o uso  da língua ou das ciências exatas que interessam  ao aprendizado  das crianças.  Antes de mais nada, precisamos forjar homens de bem, comprometidos com o bem comum,  com a  verdade e com a justiça social.  Então,  à  escola também  cabe  esse papel  de preparar a criança para  conviver em sociedade.  Para isso, é preciso que os pais respeitem toda a programação que for estabelecida nesse sentido.
            Um exemplo prático e importante  são as atividades realizadas em grupo, que muitas vezes acontecem  no pátio da escola, antes da entrada em sala de aula e no horário do recreio. Muitos pais levam seus filhos atrasados impedindo-os de participar de atividades tão importantes, eu diria fundamentais,  para o crescimento positivo da criança.
           Pelo lado das igrejas, digo que não basta ficar tão somente  repetindo  frases preparadas contidas nos versículos bíblicos.  É  muito comum em nosso meio, ficar repetindo   mensagens  que sempre começam com : -" Fulano disse..."-"Beltrano falou.." ou  -" De acordo com Sicrano...."  Não, já não é mais suficiente o Padre ou o Pastor permanecerem  dentro de uma zona confortável,  ficar  apenas repetindo o que foi dito  há milhares de anos e depois dizer vai com Deus.. Para educar é necessário  mais do que isso.  Primeiro, porque o mundo mudou, ficou mais complexo  e a mentalidade das pessoas também.  Segundo, porque a igreja precisa  estar em sincronia com essas mudanças e com  a realidade social. Há muito discurso anacrônico sendo ministrado por aí e pouca prática.É hora de por a mão na massa.
               É preciso absorver e digerir, por exemplo, a essência do  que Jesus nos ensinou e não apenas ficar repetindo. Porque Ele nos deixou um legado  ao longo de sua  passagem por esse mundo. Então, É  preciso   ter uma atitude inovadora, capaz de definir  onde pretendemos chegar, qual o comportamento  que devemos ter para isso. Assim,  no momento certo e oportuno, devemos traçar e  estabelecer os caminhos que deveremos obrigatoriamente percorrer para  alcançar o lugar onde queremos  chegar. 
             Mas, se  por uma circunstância da vida essas três entidades, a família, a escola e a igreja fracassarem em suas respectivas missões de educar,  não  haverá outro jeito senão esperar  pelas duras lições do mundo alhures.  Porque  de um jeito ou de outro, estamos aqui para  aprender, aprender  que devemos respeitar as leis do universo e os demais seres. Talvez seja difícil  uma pessoa  aprender a amar, como gostaria  Gandhi, mas pelo menos  devemos  ensiná-las a respeitar as pessoas e as  demais criaturas do universo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?