Sobre Amizade


         “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.” 
João 15:15

        Etimologicamente a palavra amigo se origina do latim amicus, cujo radical coincide com o radical  do verbo amar. Como dá para perceber, amigo tem um sentido de amor, um sentimento nobre, divino. Portanto, para ser amigo tem que ter a  capacidade de amar e de cuidar. Amar incondicionalmente. Amar  sem olhar a cor da pele, a condição social, a opção sexual,  o grau de instrução, o quanto humilde ou opulento possa ser o outro.  Amar desinteressadamente e ser  amigo de fé, apesar de todas e quaisquer  diferenças. 
           Uma  das coisas  que considero essenciais  na vida da gente é a amizade. Porque ter amigos faz bem  do ego e do espírito.  Dificilmente alguém passa por essa vida sem ter um amigo, mesmo que seja um daqueles com quem convivemos em nossa infância  e permanecem em nossas  reminiscências. Porque ter amigos significa  compartilhar sentimentos,  sonhos e os  pensamentos mais secretos. Os verdadeiros amigos são aqueles  com quem podemos contar e em quem podemos sempre confiar.  Os verdadeiros amigos  colam  em nossa história, porque  simplesmente fazem parte de uma fase ou de várias fases de nossas vidas. Viver sem amigos é o mesmo que ter uma árvore   natalina sem  os enfeites, fica um pouco sem graça.
        Um amigo não precisa necessariamente  pensar do mesmo jeito do outro   nem concordar sempre com as mesmas coisas.  Acho as diferenças  até salutar  para a construção e consolidação de uma grande amizade. Mas, é preciso se ter a consciência de que o respeito e o afeto não dependem da  submissão do pensamento de um sobre o outro.  A verdadeira amizade  nasce de uma relação de coordenação,  não de submissão.  Isso  significa que para haver  uma verdadeira  amizade entre duas pessoas, nenhum  precisa  obrigatoriamente   abrir  mão de sua filosofia ou de sua religião ou seja lá do que for apenas  para  satisfazer apenas a vontade do outro ou para agradar o outro.  Essa relação pode ser tudo, menos uma verdadeira  amizade.
           Um amigo precisa ser  gente de carne e osso, que tenha sangue correndo em sua veias e, de preferência, que tenha um coração  imenso, com espaço suficiente para servir de abrigo aos amigos que chegam ou  que o procuram  em busca de aconchego. Porque  amigo  também significa não só compartilhar momentos de alegrias, mas também  angústias, dores e indignação. Muitas vezes,  um amigo precisa  alugar o ouvido  do outro para expor uma dor mal curada, um momento de infelicidade, um desabafo inconsequente. Um grito de socorro.
          Mas, é  importante não se  esperar nunca a perfeição de um amigo. Pois é natural  nos seres humanos, que em alguns momentos  possa ocorrer  a prática de atos desvairados e impensados de uma das partes, quem sabe  induzidos por um  passageiro descontrole emocional  que possa causar  alguma situação deveras constrangedora. Pois, é exatamente nesse momento que se espera  a grandiosidade e a solidariedade  do outro.  Não para lançar olhares de  censura ou de  condenação, mas  de compreensão, de amparo e de conciliação.  Ser um simples amigo presente, companheiro, leal, naquele exato  momento  em que mais se precisa dele. Um amigo que saiba ser duro no momento que deve ser, mas acima de tudo, que saiba falar com ternura, que seja um amigo de todas as horas.
         Também é importante lembrar  que, como em qualquer  outra relação entre pessoas, também existem os falsos amigos. Aqueles que fingem, que representam dolosamente.  São pessoas cheias de ardil, que querem apenas satisfazer seus instintos doentios e perversos. Normalmente são pessoas dissimuladas, que aparentam tamanha grandiosidade, mas por dentro são como aves de rapina, porque adoram a mentira.  Não se alegram com  o sucesso do outro exatamente  porque   detestam a concorrência. Querem  ser sempre  reconhecidos como  os melhores. Não apoiam, não incentivam, não amparam, porque  gostam mesmo é de uma plateia para serem exaltados e enaltecidos. Sua humildade de aparências não passa de um engodo e, por isso mesmo,  normalmente são pessoas que não confiam em ninguém porque  se valem do seu próprio caráter, por isso costumam julgar os outros com a si mesmo. Diante de pessoas assim, só existem  duas opções: fingir que acredita na veracidade dos seus gestos ou se  afasta para evitar conflitos desagradáveis.Porque é quase impossível mudar os traços  estruturadores da personalidade de uma pessoa.
        Para finalizar, quero deixar uma frase do grande filósofo chinês, Confúcio, que disse o seguinte: “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.”     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?