Reflexões sobre a humanidade

                       Um dia alguém concebeu a seguinte frase: “ ...E assim caminha a humanidade” . Lá pelos anos cinquenta, ela se transformou num belo filme norte-americano, estrelado por James Dean e Elizabeth Taylor. Algum tempo depois, essa mesma frase também foi título de uma das músicas mais lindas do cantor Lulu Santos. Em mim, ela fez surgir alguns pontos de interrogação: afinal, como caminha a humanidade? Para onde seguimos? Eu fico me perguntando qual o grande objetivo dos seres humanos nesta vida, com suas atitudes e com as suas obras. O que estamos construindo de bom e deixando para o futuro?

                         Definitivamente, onde a humanidade pretende chegar, por exemplo, com essa tentativa inútil de desvendar os mistérios do universo, ao mesmo tempo, espalhando tanta fome e tanta miséria pelo mundo? Parece que existe uma necessidade pungente de provar que Deus não existe e que somos superpoderosos. Se perguntarmos a cada pessoa se existe um objetivo em sua vida, certamente, a quase totalidade responderá afirmativamente. Sim, porque é da própria natureza humana que as pessoas tenham sonhos e objetivos específicos em suas vidas. Todos nós cultivamos sonhos e o desejo de chegar em algum lugar. Então, pergunte a si mesmo, aos seus amigos, aos seus familiares. Lá no fundo, qual o grande objetivo de sua vida? Eu imagino que todos devam ter, pelo menos, um objetivo concreto. Pode ser até que algumas pessoas não consigam alcançá-lo, mas isso já é uma outra história. 

                     Muitos alimentam sonhos e objetivos como, por exemplo, estudar, fazer uma faculdade, se formar e, na maioria das vezes, arrumar um bom emprego. Outros sonham em encontrar a pessoa amada, casar, ter filhos e constituir uma bela família. Quem sabe comprar uma bela casa, um carro, sei lá. São tantos os sonhos e tantas as possibilidades. Porque a natureza humana parece mesmo ser feita de sonhos, de conquistas e realizações. O homem parece que, para se realizar completamente nesta vida, depende, em grande parte, de suas conquistas materiais e de suas realizações pessoais. Pior seria se não fosse assim, afinal, cada um tem o direito de buscar a sua própria felicidade. Encontrar uma razão que dê sentido a sua existência. Mas, será que existe uma fórmula exata da felicidade?
  
                     Creio que não. São tantos os que dizem vem por aqui, pois eu vim e me sinto mais feliz. Outros dizem vem para cá, porque aqui viverás mais sossegado e protegido. Não há como negar que todos nós temos sonhos e cada um tem o direito de lutar por esses sonhos. São as realizações que trarão a felicidade individual de cada ser humano. Mas, a ninguém deve ser dado o direito de atropelar ou impedir as outras pessoas de buscarem as suas próprias conquistas, de realizarem seus sonhos, de aprenderem com seus erros e, por conseguinte, de serem felizes do seu jeito. Afinal, a felicidade é um bem comum e um direito  disponível  a todas as criaturas. 
                    Não existe nenhuma  fórmula exata nem uma receita para se chegar à felicidade. Na verdade, cada um tem a sua fórmula e a sua receita  particular. Por isso mesmo, a ninguém é dado o direito de impor aos outros uma maneira de felicidade. Só porque uma determinada coisa faz uma pessoa feliz, isso não significa que ela seja boa para o resto do mundo. Porque cada um de nós tem a sua própria receita de felicidade, cada um tem uma verdadeira galáxia dentro de si. O correto deve ser, então, deixar que cada um viva e respeite o espaço e as escolhas dos outros, ainda que sejam escolhas que vão contra os princípios e os valores que adotamos como sagrados. 
                    Então, saindo do plano da individualidade e do egoísmo que caracterizam as relações humanas, eu gostaria mesmo de saber para onde caminha a humanidade, com tanta mentira, com tanto preconceito, com tanto racismo, com tanta homofobia, com tanta hipocrisia, com tanta soberba, com tanta ganância, com tanta falta de solidariedade? Em outro viés, para onde caminhamos com tanta exploração do trabalho alheio, com tanta iniquidade, com tanta exclusão e com tanto acúmulo de riquezas nas mãos de uma minoria? 

                  Afinal, qual é o grande objetivo dos seres humanos enquanto sociedade, enquanto comunidade globalizada? Onde os seres humanos pretendem chegar desde que teve consciência de que existem no tempo no pelo espaço? Onde queremos chegar desde que tivemos a consciência de que vivemos temporariamente neste planeta e que na verdade, na verdade, nunca fomos o centro do universo? Para onde caminha a humanidade, tendo a consciência de que necessitamos uns dos outros se quisermos alcançar os sonhos que jamais realizaremos sozinhos?  Para onde caminha a humanidade?

                O link abaixo do youtube trata-se de uma música que tem tudo a ver com a nossa reflexão de hoje





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?