Será que o crime compensa?

           Confesso que tenho cá dúvidas se o crime não compensa nesse país.Pelo menos acredito que as principais instituições estão com a credibilidade abalada por conta da corrupção. É evidente que há muita gente acreditando que o crime compensa devido à fragilidade do sistema jurídico que é burocrático e lento. Por outro lado, as leis são brandas e cheia de concessões e benefícios que estimulam muita gente a se aventurar no mundo do crime.
          Sempre ouvi dizer que o crime não compensa. Eu cresci escutando essa frase dos mais velhos e ao longo do meu crescimento ela se tornou um princípio em minha vida. Sempre foi dessa maneira, os mais velhos de antigamente se ocupavam mais em ensinar princípios éticos e morais aos mais novos. Hoje em dia, as coisas estão bastante diferentes.
       Diante de tudo o que tenho visto acontecendo no Brasil, tenho cá minhas dúvidas se o crime realmente não tem compensado para muita gente. Ou nos enganaram ou acho que estão mudando ou modernizando esse ditado que parece a cada dia mais fora de moda. Afinal, parece que o crime no Brasil compensa e compensa muito. Haja visto os inúmeros casos de corrupção, de desvios de dinheiro público, de crimes eleitorais, de mercadorias adulteradas,de sonegação de impostos, de eleições fraudulentas,de  licitações maquiadas, licitações onde a concorrência é uma simulação que envolve licitantes e servidores públicos desonestos.
     Normalmente, as quadrilhas envolvidas em algumas dessas modalidades de crimes  ficam impunes. Porque uns acobertam outros em troca de alguma vantagem econômica. E quando são descobertos e processados, seus seguidores sempre encontram brechas na lei para escapar da justiça. Mesmo aqueles que são condenados sempre conseguem benefícios legais, São  benefícios como habeas corpus, indultos natalinos,direito de responde o processo em liberdade, prisão domiciliar,liberdade condicional, perdão judicial ou presidencial, entre tantos outros benefícios que  chegam a nos causar indignação e vergonha de um sistema tão benevolente e tão  tolerante com a bandidagem.
        São muitos os que afirma que cadeia não resolve. Se cadeia não resolve, então por qual motivo os marginais do colarinho branco têm tanto medo de parar numa delas?   Por que gastam rios de dinheiro com bons advogados para tirá-los da prisão, mesmo sabendo de antemão que são culpados pelos crimes imputados?                      
        A verdade é que se criou um ciclo vicioso em que a conduta delituosa daqueles que deveriam nos servir como exemplo de honradez e dignidade são meras aparências. Muitos são mestres na prática de repetir mentira como se elas fossem verdades. Esse procedimento tem como objetivo manipular e confundir a mente das pessoas. Os bandidos fingem que são inocentes, quando sabem que são culpados até o último fio de cabelo. Afirmam que são inocentes e tentam distorcer os fatos para escapar das garras da lei e da justiça. Normalmente conseguem burlar a lei e sair  até como vítimas das acusações   
       Essas coisas só acontecem numa terra onde o poder e o dinheiro valem mais que a honra e a virtude. Não tem como o crime não compensar em lugares onde se adota a impunidade como princípio fundamental dentro da própria constituição. Como não compensar o crime num país onde criminosos eleitos tomam posse em mandatos fundados no princípio da inocência?  Como não compensa o crime num país onde os homens de bem são na maioria omissos e muitos do povo são coniventes com a desonestidade? Numa terra onde a política é formada por políticos corruptos, onde as leis são feitas por eles, onde  os governos acobertam políticos acusados  de envolvimento com quadrilhas especializadas em desvios de verbas públicas, onde há proteções e privilégios para criminosos de paletó e gravata?
        Desse jeito, fica difícil convencer os mais jovens, que representam o futuro desse país, de que o crime realmente não compensa para alguns privilegiados e protegidos pelo poder. Uma vergonha que causa revolta e enoja a todos  nós que amamos o Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?

Reencarnação: derradeira abordagem