O que a Páscoa representa pra você?



          Depende. Para a religião judaica, desde  antes de Jesus, a páscoa era  um ritual repetido anualmente e instituído no antigo testamento para comemorar a saída do povo de Deus do Egito, tendo sido adotada depois pelo cristianismo pelo fato de ambas comemorarem, de uma certa maneira,  a libertação de um povo.  Portanto, se for considerar  do ponto de vista virtual, a Páscoa  representa um momento de reflexão sobre a passagem de uma realidade para outra, ou seja, de uma vida carnal, voltada para o egosimo e os prazeres físicos,  para uma vida em conformidade com os conceitos  do que seja uma vida espiritualizada, olhando para o sofrimento dos outros,  segundo os exemplos deixados por Jesus, principalmente nos últimos  momentos sua vida neste planeta, destacando o seu sofirmento  e sua ascensão aos céus.
           Contudo, na prática, hoje em dia, na prática mesmo, do ponto de vista da nossa realidade, a Páscoa representa uma atividade meramente comercial e uma oportunidade para muita gente ganhar dinheiro e sair  da rotina.  Páscoa, representa feriadão, onde muitos viajam  para as suas  casas  de praia,  para curtir a vida  e se  divertir com os amigos e parentes. Para tomar um bom  vinho (para aqueles mais privilegiados,  é evidente). É bem verdade que há os que não gostam de vinho e preferem tomar whisky importado ou uma “cervejinha” mesmo.
     Hoje em dia, Páscoa  siginifica, por exemplo, encenações de espetáculos melancólicos sobre a morte e ressurreição de Cristo e o tradicional recolhimento de “ofertas”. Páscoa significa a corrida em busca de  ovos de chocolate, que os oportunistas denominam  “Ovos de Páscoa”, significa pessoas disputando espaços nos mercados em busca do tradicional e sagrado peixe, que aliás está cada vez mais caro. 
          Enfim, coelhos, mensagens sentimentalistas do tipo “ copiou colou” nos sites de relacionamentos, para quem sabe aliviar um pouco os conflitos  causados por consciências vãs.
         Até que  as comemorações passam e  a realidade volta a ser “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?

Reencarnação: derradeira abordagem