Feliz dia dos avós.

               Existem fases em nossas vidas que são inesquecíveis. Muitas vezes, somos tomados por uma súbita saudade e lembramos dos velhos tempos de criança. E é exatamente nessas horas que as recordações nos servem de acalanto.
              Fui o primeiro entre cinco netos e, como tantos, também me sinto muito orgulhoso de ter sido criado por uma avó. Apesar de tanto tempo, ainda consigo lembrar de vários momentos de nossas vidas juntos. Foram momentos vividos com alegrias e tristezas. Mas, acima de tudo, foram momentos de muita dedicação e de muita renúncia.
              Nossa vida não foi nada fácil. Abandonada pelo seu parceiro, ainda com a idade de quinze anos, minha mãe teve que trabalhar muito e, assim, durante um bom tempo fiquei sob os cuidados de minha avó materna. Sua vida se resumia em cuidar da gente. Cedinho, ja me acordava com ela trabalhando. Apesar de ela ser uma pessoa com vários problemas de saúde, a minha avó não deixava de cuidar de mim e dos meus irmãos. Apesar das dificuldades, ela sempre conseguia realizar todos os trabalhos domésticos com tamanho cuidado e zelo. Foi ela que me orientou a seguir o caminho do bem e me ajudou a ser uma pessoa decente. Foi ela, inclusive, quem me ensinou a primeira oração. Lembro-me, como se fosse hoje, ela juntando as minhas mãos pequeninas e me ensinando a oração do Pai Nosso. Foi o meu primeiro contato com Deus.
              Era a minha avó que, apesar de sua pouca instrução, contava histórias infantis e fazia brincadeiras engraçadas para a gente rir. Ela gostava de música, de dançar, de tudo que trouxesse alegria. Várias e várias vezes a vi rodopiando pela sala no ritmo de uma linda melodia que tocava na vitrola.
            Já durante o difícil período de minha adolescência, quando meus sonhos já eram maiores que as dificuldades econômicas, era ela que sofria com os desvarios, frutos de minhas angústias e conflitos, e me confortava. Foram momentos difíceis e sei que a fiz tantas vezes sofrer por isso.
           Minha avó, eu sei que você sofreu tanto nessa vida e morreu sem que eu pudesse realizar seu maior desejo: conhecer a cidade de Salvador, na Bahia. Perdoa. Perdoa. Mas, quero que a senhora saiba que aqui, aqui bem dentro do meu coração, você permanece como uma avó inesquecível. E, às vezes, tomado pela saudade pungente, eu fecho os olhos e a vejo lá, caminhando pelas ruas do Pelourinho, assistindo ao carnaval na Praça Castro Alves e lavando as escadarias da Igreja do senhor do Bonfim.  Amo muito a senhora, minha avó. Eternas saudades. Que Deus a abençoe, sempre.
           Parabéns a todos aqueles que tiverem a oportunidade de ter seus avós. Curtam eles bastante enquanto os tem. E um feliz dia dos avós para todos.



                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?