A Minha Consciência Negra

 Por que  será que o racismo existe? De onde ele vem? 
                                                                             Essa não é uma resposta muito fácil. É preciso conhecer o passado, a história macabra que deu início à raça humana neste planeta. Uma história  formada por nômades, de lutas pela sobrevivência, de guerras, de domínios de uns sobre outros, numa relação de beligerância e de escravidão.  O preconceito, o racismo, são defeitos presentes na alma de cada pessoa que comunga dessa ideia, como se fossem superiores aos demais seres. Portanto, não é tão simples mudar o caráter nem a personalidade de gente com esse espírito desumano e medíocre.
             Há milhares de anos, fenômenos da própria natureza mudou a superfície da terra e  fez com que diversos povos fossem separados e se desenvolvessem em continentes distantes uns dos outros. Essa separação fez com que cada povo desenvolvesse a sua cultura e seus costumes. Cada um se desenvolveu conforme as possibilidades de sua região. De acordo com a vegetação, com o clima, com as necessidades de cada um. Cada povo tem o direito de encontrar  sua própria maneira de ser feliz. Afinal, a felicidade não nos impõe regras e cada um pode ser feliz a sua maneira. É sempre buscando  uma maneira de encontrar  a felicidade que um povo procura se desenvolver, construindo o ambiente ideal em sua volta. Foi assim especialmente com o continente europeu, foi assim especialmente com o continente africano. 
 Como todos sabemos, o continente europeu foi o que mais se desenvolveu e foi predominantemente dominado pela raça ariana. Fator causado  principalmente por fenômenos da natureza como o clima frio e a vegetação existentes no lugar. Por conta de fenômenos como esses, a pele dos seus habitantes tornou-se demasiadamente branca, enquanto que na áfrica a cor da pele se manteve bem mais escura.
 Por conta do alto grau de desenvolvimento, o continente europeu passou a ser conhecido como o berço da civilização. Diante  da evolução industrial e tecnológica, a raça europeia, que sempre foi predominantemente branca, passou a considerar-se superior em relação às demais raças. Há relatos históricos que dão  conta de que diversos negros foram capturados e colocados numa espécie de jaula, como os animais nos zoológicos,  a fim de que os brancos, tantos adultos como crianças,  pudessem ver aqueles seres humanos  considerados criaturas estranhas e primitivas. 
Foi a arrogância e a soberba dos europeus  que os levaram a cometer várias e várias barbaridades contra a humanidade, principalmente, contra aqueles que não fossem originalmente europeus. Foi com a certeza de que eram criaturas divinas e, por conseguinte, uma raça superior a todas as demais, que os europeus  tomaram o Brasil e o resto das Américas durante o período das  grandes navegações e das colonizações.
Assim começa a história humana em nosso continente. Um continente dominado por portugueses e espanhóis, os dois maiores países da Europa, que chegaram, inclusive, a dividir o mundo entre si. Eles trouxeram e nos impuseram sua religião.Eles nos impuseram suas regras, seus costumes e seus conceitos sobre o certo e o errado, eles nos impregnaram com as ideias de raça superior e inferior, traficando negros para escravizá-los, criando essa bola de neve que temos hoje. Atualmente temos um país tradicionalmente dominado pelas famílias oriundas da Europa,  uma raça herdeira de um enorme legado econômico, constituído  através da exploração do trabalho alheio, um trabalho mal remunerado ou escravo. Hoje, são os mesmos exploradores de antes que alimentam  e fazem questão de destacar essas diferenças entre os seres humanos,tentando impor sua superioridade.

 É por esses motivo que muitos humilham os negros, por serem  descendentes  de um povo  explorado, em sua maioria oriundos dos negros escravizados no passado. Por serem tidos como raças inferiores é que os negros permanecem sendo agredidos em sua dignidade por brancos imbecis, convencidos de uma pseudo superioridade, alimentada desde o passado. Há muitas exceções, graças a Deus, mas muitos ainda acreditam que  os povos não legitimamente  descendentes das antigas famílias tradicionais europeias  são raças inferiores e devem existir apenas para servi-los.  É daí que vem tanta injustiça social e tanto preconceito incutido nas mentes de várias pessoas, que foram contaminadas  por essa doença chamada racismo..
 Mas, a natureza é bela e pura. Ela  nunca enxerga os seus contrastes como defeitos, pois é exatamente das diferenças onde encontramos a sua verdadeira beleza. É na diversidade das flores nos campos, das árvores e dos frutos que fazem as diversas tonalidades das paisagens  e nos oferece uma natureza exuberante e encantadora. Imaginem se ela fosse apenas verde ou amarela. Imaginem se ela fosse azul apenas azul ou, quem sabe, de repente, apenas branca, completamente branca. Fala sério, que graça teria
Pois é, apesar de todos esses motivos  existirem a um palmo de distância de nossos olhos, muitos ainda não conseguem compreender que a vida é toda feita de diferenças, as quais  se tornam imprescindíveis para tamanha beleza que existe em nossa volta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?

Reencarnação: derradeira abordagem