Qual a Lei do Mercado?

       É muito comum a gente falar sobre a desonestidade na política e nos governos. Atualmente, então, devido aos escândalos de corrupção envolvendo  vários políticos, alguns, inclusive,  tiveram  até seus mandatos cassados. Sempre esteve na moda atacar a classe política cantando  a música “se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”.  Nada contra a cobrança de honestidade por parte  dos políticos, afinal  de contas eles foram eleitos para trabalhar em nome do povo e para o povo, não para se locupletar dos cargos que ocupam.
              Mas, à parte isso, não podemos esquecer  que  também existem outros profissionais  tão  ou até mais desonestos quanto os políticos. Como,  por exemplo, os vendedores.  Nessa atividade trabalham pessoas de  toda a espécie de caráter que, assim como muitos políticos, só pensam em se dar bem, passando a perna nos outros, como diz um velho ditado. A função do mau caráter  neste caso  é a mesma dos políticos corruptos:  é sempre  envolver e ludibriar os outros   com uma boa conversa, a fim convencê-las  de coisas que nem eles  acreditam que sejam verdadeiras.  
        Como seria redundante falar  sobre a desonestidade dos políticos, eu gostaria de reservar algumas linhas aqui apenas para falar da desonestidade  e do mau caráter de alguns vendedores. No caso dos lojistas, quando entramos numa loja, esperamos  encontrar   vendedores decentes, de bom caráter, que  se apresentem  apenas para  nos atender e intermediar  o processo de aquisição do produto no qual estamos interessados.  Mas, geralmente eles são pressionados pelos donos do comércio e pelos seus chefes  e a orientação é  não deixar o cliente sair  sem comprar nada. Porque vendedor que não vende não permanece por muito tempo na função. Então, é preciso persuadir, envolver, usar todas as formas de artifícios para atrair o cliente e convencê-lo a  comprar alguma coisa. 
            A lei do comércio parece  até  uma lei de sobrevivência na selva, onde cada um faz o que pode  para  conseguir se dar bem.  Assim, nesses momentos  o vendedor  até  esquece que  em algum momento ele também será consumidor e  aí vale tudo, até envolver o cliente  com mentiras sobre o produto.  E os produtos ajudam, porque a maioria deles  trazem  informações  insuficientes, confusas ou distorcidas  na embalagem . Muitas vezes  há substâncias que  não fazem parte da composição  química do produto  e outras que fazem e  não são devidamente informadas.  
              O abuso  já começa  com as propagandas enganosas, principalmente na televisão onde o grau de convencimento é bem maior por conta da quantidade de  pessoas assistindo.  A grande maioria  dos comerciais  omitem ou  passam  informações  distorcidas sobre os produtos.  Quando não mentem, omitem a verdade em letrinhas miúdas, impossíveis de serem lidas. Um bom exemplo disso, já que estamos no período natalino, está no tradicional Queijo do Reino.  Estão vendendo  uma imitação mais barata  chamada “Queijo Tipo Reino” como se fossem Queijo do Reino.  Eles colocam um cartaz com  as palavras  queijo do reino  em letras garrafais com o objetivo de induzir o consumidor a erro.  Na realidade, Queijo  Tipo Reino parece mas não são a mesma coisa que Queijo do Reino, pois não tem o mesmo sabor nem a mesma qualidade.  As pessoas nem percebem  a diferença, principalmente nas vendas a granel, quando fazem uma mistura e vendem tudo  como se fossem a mesma coisa. Os vendedores ficam calados, omissos, mesmo  que também sejam  consumidores em outros momentos. 
              Por isso é sempre bom ter cuidado com aquelas promoções tipo "Black Fraude". Há casos em que, mesmo sabendo que os produtos estão fora do  prazo de validade,  ou até mesmo  estragados,  o vendedor se omite  e os repassa assim mesmo para os clientes.  Mas, pra que chamar a atenção sobre esse fato?  Afinal,  a maioria das pessoas não estão nem aí para a qualidade dos produtos, elas  só querem saber do preço. Se tem aparência de Queijo do Reino, por exemplo,   certamente  deve ser Queijo do Reino.  E vão comprando gato por lebre.
                Eu fico só imaginando  como é que essas coisas acontecem todos os dias, mesmo depois da entrada em vigor da Lei do Consumidor. Imaginem vocês o que  não faziam  os comerciantes e os vendedores  antes da aprovação desta lei!.  
     Como podemos ver,  a desonestidade não  é  um atributo presente apenas  em  nossos políticos,  não. Há muitas  e muitas outras profissões onde encontramos  o  mau caráter, gente de má índole que se ocupam apenas em ganhar dinheiro a todo e qualquer custo, doa em quem doer. Cada um cuide de si. Essa é a lei do mercado. Os políticos, na verdade, são apenas produto dessa degradação social  na qual  vivemos.

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