Qual a Lei do Mercado?
É muito comum a gente falar sobre a desonestidade na política e nos governos. Atualmente, então, devido aos escândalos de corrupção envolvendo vários políticos, alguns, inclusive, tiveram até seus mandatos cassados. Sempre esteve na moda atacar a classe política cantando a música “se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”. Nada contra a cobrança de honestidade por parte dos políticos, afinal de contas eles foram eleitos para trabalhar em nome do povo e para o povo, não para se locupletar dos cargos que ocupam.
Mas, à parte isso, não podemos esquecer que também existem outros profissionais tão ou até mais desonestos quanto os políticos. Como, por exemplo, os vendedores. Nessa atividade trabalham pessoas de toda a espécie de caráter que, assim como muitos políticos, só pensam em se dar bem, passando a perna nos outros, como diz um velho ditado. A função do mau caráter neste caso é a mesma dos políticos corruptos: é sempre envolver e ludibriar os outros com uma boa conversa, a fim convencê-las de coisas que nem eles acreditam que sejam verdadeiras.
Como seria redundante falar sobre a desonestidade dos políticos, eu gostaria de reservar algumas linhas aqui apenas para falar da desonestidade e do mau caráter de alguns vendedores. No caso dos lojistas, quando entramos numa loja, esperamos encontrar vendedores decentes, de bom caráter, que se apresentem apenas para nos atender e intermediar o processo de aquisição do produto no qual estamos interessados. Mas, geralmente eles são pressionados pelos donos do comércio e pelos seus chefes e a orientação é não deixar o cliente sair sem comprar nada. Porque vendedor que não vende não permanece por muito tempo na função. Então, é preciso persuadir, envolver, usar todas as formas de artifícios para atrair o cliente e convencê-lo a comprar alguma coisa.
A lei do comércio parece até uma lei de sobrevivência na selva, onde cada um faz o que pode para conseguir se dar bem. Assim, nesses momentos o vendedor até esquece que em algum momento ele também será consumidor e aí vale tudo, até envolver o cliente com mentiras sobre o produto. E os produtos ajudam, porque a maioria deles trazem informações insuficientes, confusas ou distorcidas na embalagem . Muitas vezes há substâncias que não fazem parte da composição química do produto e outras que fazem e não são devidamente informadas.
O abuso já começa com as propagandas enganosas, principalmente na televisão onde o grau de convencimento é bem maior por conta da quantidade de pessoas assistindo. A grande maioria dos comerciais omitem ou passam informações distorcidas sobre os produtos. Quando não mentem, omitem a verdade em letrinhas miúdas, impossíveis de serem lidas. Um bom exemplo disso, já que estamos no período natalino, está no tradicional Queijo do Reino. Estão vendendo uma imitação mais barata chamada “Queijo Tipo Reino” como se fossem Queijo do Reino. Eles colocam um cartaz com as palavras queijo do reino em letras garrafais com o objetivo de induzir o consumidor a erro. Na realidade, Queijo Tipo Reino parece mas não são a mesma coisa que Queijo do Reino, pois não tem o mesmo sabor nem a mesma qualidade. As pessoas nem percebem a diferença, principalmente nas vendas a granel, quando fazem uma mistura e vendem tudo como se fossem a mesma coisa. Os vendedores ficam calados, omissos, mesmo que também sejam consumidores em outros momentos.
Por isso é sempre bom ter cuidado com aquelas promoções tipo "Black Fraude". Há casos em que, mesmo sabendo que os produtos estão fora do prazo de validade, ou até mesmo estragados, o vendedor se omite e os repassa assim mesmo para os clientes. Mas, pra que chamar a atenção sobre esse fato? Afinal, a maioria das pessoas não estão nem aí para a qualidade dos produtos, elas só querem saber do preço. Se tem aparência de Queijo do Reino, por exemplo, certamente deve ser Queijo do Reino. E vão comprando gato por lebre.
Eu fico só imaginando como é que essas coisas acontecem todos os dias, mesmo depois da entrada em vigor da Lei do Consumidor. Imaginem vocês o que não faziam os comerciantes e os vendedores antes da aprovação desta lei!.
Como podemos ver, a desonestidade não é um atributo presente apenas em nossos políticos, não. Há muitas e muitas outras profissões onde encontramos o mau caráter, gente de má índole que se ocupam apenas em ganhar dinheiro a todo e qualquer custo, doa em quem doer. Cada um cuide de si. Essa é a lei do mercado. Os políticos, na verdade, são apenas produto dessa degradação social na qual vivemos.
Comentários