Nós e a imensidão do universo

              As distâncias no espaço sideral são  bastante grandes e seria impossível demonstrá-las apenas através das medidas em milhas ou em quilômetros, como costumamos fazer com as áreas aqui na terra. Então,  os astrônomos criaram uma medida padrão denominada de  “ano-luz”. Essa unidade é obtida pelo resultado de uma composição entre a  distância percorrida pela luz ( iniciada a partir do momento em que for acesa)  durante o tempo de um ano. A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 (trezentos mil) quilômetros por segundo. Agora, basta  verificar quantos segundos tem num ano e multiplicar o resultado  por 300.000.
           Apenas um "ano luz" ( Ly- do inglês  “light years”), tem  aproximadamente 10 (dez) trilhões de quilômetos. Observe que um só ano luz já tem essa distância. Para se ter uma ideia do tamanho do universo, o Sol,  a estrela central do nosso sistema planetário, a via láctea, possui  uma massa  que equivale a 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Depois do sol, a estrela mais próxima da terra fica a cerca de 38.000.000.000.000 km de distância. E isso é a estrela mais próxima, depois do sol.  Existem estrelas que estão a bilhões de vezes mais longe que isso. Dá prá imaginar?
                  Essa é a galáxia conhecida como Nebulosa Trifida. É um “berçário estrelar” há 9.000 anos luz daqui, é assim classificada porque nela muitas novas estrelas estão nascendo. Se viajássemos por toda a nossa vida, no carro mais veloz de fórmula 1, jamais conseguiríamos chegar até lá.


                 Essa é a Galáxia de Sombreiroassim chamada em função de se aparecer com o típico chapéu mexicano, fica a 28 milhões de anos luz da Terra e foi eleita a melhor imagem produzida pelo potente telescópio Hubble. As dimensões da galáxia, chamada oficialmente de M104, são tão espetaculares como a sua aparência. Ela tem 800 bilhões de sois e mede 50.000 anos luz. Dá prá imaginar e visualizar a sua imensidão?


                   Essa é a galáxia Nebulosa do Cone. A parte aqui apresentada tem 2.5 anos luz no comprimento (o equivalente de 23 milhões de viagens de ida e volta à Lua).

                        Há tantas e tantas galáxias fora essas. Como seres humanos, jamais conseguíramos viver o bastante para chegar, sequer,  na galáxia mais próxima  da terra.  E muitos ainda duvidam da existência e da grandiosidade de Deus. Como pode!

                          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?

Reencarnação: derradeira abordagem