Quem São Nossos Heróis?

Essa semana assistimos outra vez  àquela velha cena do “Japonês” da Polícia Federal conduzindo um dos envolvidos no esquema de desvio de dinheiro público. Ação que faz parte das investigações do gigantesco esquema de corrupção que se instalou no país nos últimos tempos. Eu  enxergo aquela cena cheia de simbologia. É a famosa luta do bem contra o mal, a vitória dos heróis contra os bandidos. Enfim, a justiça predominando sobre os injustos. Isso nos deixa uma sensação de prazer, de satisfação, de tranquilidade e de esperança em dias melhores.
Nos velhos filmes os super heróis sempre  derrotavam os bandidos. O Super-homem, o Batman, o  Zorro, o Tarzan, sempre defendiam os mais fracos contra as maldades dos mais fortes. Na luta do bem contra o mal, a gente aprendia que o bem sempre prevalecia. De maneira que a sociedade  confiava em seus defensores, em seus heróis. A gente torcia para que o bem prevalecesse sempre e saísse vencedor.
Hoje é difícil compreender como pode uma pessoa que trabalha na Polícia Federal, a nossa  gloriosa heroína da modernidade, como pode  um dos seus mais ilustres integrantes cometer um crime. Uma pessoa  condenada, usando tornozeleira, conduzindo um outro suspeito de envolvimento em diversas falcatruas. A impressão que eu tenho é que já não existem mais  heróis confiáveis como antigamente. Tá cada vez mais difícil distinguir  quem realmente luta pelo bem e quem está trabalhando para o êxito do mal. Quem faz parte do bem e quem faz parte do mal nesse mundo em que vivemos?  Afinal, quem são os nossos heróis de hoje em dia? Quem são os nossos Batman, os nossos zorros,  as nossas mulheres maravilhas?
E na política, quem faz parte do bem e quem faz parte do mal nesse cenário cada vez mais confuso?  Quem atualmente poderia  fazer parte da liga da justiça?  Quantas pessoas que conhecemos no cenário  nacional possuem conduta ilibada a ponto de gozar da nossa inteira confiança e se unir ao povo para combater  a corrupção que se instalou no Estado e está acabando com a paz, com a esperança e com a vida da sociedade? 
 A gente tem assistido,  todos os dias,  a um cenário cada vez mais confuso, onde a impressão que fica é a de que estamos sendo encurralados e dominados  pela bandidagem,  numa total inversão de valores. Já sentimos dificuldades em distinguir o certo do errado. Isso é bastante preocupante. As leis parecem  defender demasiadamente os bandidos e condenam os cidadãos de bem que reagem. Não que seja justificado a tortura, o tratamento desumano, não. Mas, acho que já está mais do que na hora de revermos os nossos valores, nossos princípios, os nossos conceitos sobre direitos humanos. Será que errar é humano a tal ponto que crimes bárbaros possam ser vistos apenas como simples erros humanos?   Quem faz parte do bem e quem faz parte do mal merecem ter os mesmos  tratamentos, as mesmas regalias, as mesmas oportunidades de recuperação? Será que os bandidos finalmente estão conseguindo derrotar  os nossos velhos heróis porque eles se tornaram inúteis?
 Será que daqui daqui pra frente os filmes contarão histórias diferentes  daquelas de antigamente e os bandidos serão os novos heróis do futuro para os nossos jovens? 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?