A Física Quântica comprova o Espiritismo?

         Essa é uma questão bastante delicada que eu prefiro não discutir. Até porque dizem que religião não se discute. Mas, coincidentemente esta semana uma colega de trabalho me perguntou se eu era espírita e um outro divulgou em sua página do Face um vídeo que conta a história de um menino que seria a reencarnação de um piloto americano,  morto numa batalha aérea contra os japoneses durante a segunda guerra mundial.  Fiquei novamente pensando sobre se isso não seria um sinal para tecer alguns comentários e dizer mais uma vez o que penso a esse respeito. Porque o objetivo de ter criado esse blog é exatamente dizer as coisas que penso e como enxergo o mundo onde vivo e compartilho com as demais pessoas.
             Lembro que respondi à colega que não, não me considero um "espírita", pelo menos não no sentido que tem sido usado pelos seus seguidores. Porque a base desse espiritismo que se prega é exatamente a reencarnação, sem a reencarnação parece que toda a filosofia espírita cai por terra. Mas, será que o espiritismo  depende da reencarnação para existir?  Penso que não. Seria muito pobre pensar que todo o universo e todos os fenômenos maravilhosos que existem se resumiriam em todas essas grandezas ao simples fato de nós, seres humanos, ficarmos repetindo nascimentos, um após o outro, apenas para evoluirmos com finalidades de alcançar mundos melhores. Melhores para quem?
                   Surpresa, a colega  perguntou: "Mas,  você acha que tudo acaba quando a gente morre?"  Observe que uma coisa não tem nada a ver com a outra. A vida pode continuar sem necessariamente depender do processo de reencarnação. É preciso ter cuidado para não confundir as coisas. Eu não afirmei que não existe a possibilidade de que haja de vida além da morte. Eu disse apenas que não concordo com a teoria da reencarnação, que muitos insistem em pregar e, até me consideram um ignorante e sem conhecimento sobre a doutrina. 
             Eu comecei a expor dados matemáticos e de lógica com relação ao crescimento vegetativo da população na terra e ela me questionou o seguinte:: "Será que não existe vida em outros planetas?" Mais uma vez ela trouxe uma questão que distorce um pouco o assunto, porque a existência de vidas em outros planetas não tem necessariamente que ver com o processo de reencarnação pregado aqui na terra. E esse não é o x da questão, até porque se alimenta a reencarnação de pessoas deste planeta, e isso ficou bem evidente com o pré falado vídeo que o colega publicou em seu Face. Tanto isso é verdade que se fala em regressão a vidas passadas. Eu, pelo menos até agora, nunca ouvi falar de ninguém que ao  regredir dissesse que veio de marte, de plutão ou de qualquer outro planeta existente no universo. Geralmente são pessoas que regridem a vidas passadas aqui mesmo, e que fizeram parte do nosso passado histórico. É  nesse sentido que considero a reencarnação um equívoco. Embora seja acusado de leigo, ignorante sobre o assunto, devo lembrar que a matemática e a lógica são ciências exatas e é a elas que sempre recorro para expor mais uma vez as minhas razões. Não quero absolutamente convencer ninguém de nada, apenas  me posicionar a respeito, correndo o risco de de ser considerado um leigo, que nada sabe a respeito da doutrina espírita. Enganam-se os que pensam assim. Eu já li,  e li muito sobre o assunto. 
                  Sempre que me falavam em reencarnação, ficava meio intrigado e comecei a refletir sobre o assunto, usando a matemática e a lógica, duas ciências exatas, como disse. Como sabemos, temos aproximadamente sete bilhões de pessoas no mundo. Sabemos também que essas sete bilhões de pessoas são divididas em grupos familiares. Não há quem não tenha sido originário de alguma família. Muito bem. Agora, vamos parar mentalmente  o tempo por alguns minutos, imaginando uma dessas  famílias que você conhece ou mesmo uma família desconhecida do exterior e vamos considerar que a reencarnação seja o fundamento da vida. Pela teoria da reencarnação, alguém tem que nascer para um espírito de alguém falecido no passado reencarnar, isto é, nascer de novo, ok? Ora, em pensar que a Bíblia diz que somos originários de Adão e Eva e que Eles tiveram três filhos: Abel, Caim e outro chamado Sete. A história diz que o homem surgiu no continente africano e que de lá se espalhou pelo resto do planeta.   Nesse aspecto, a Bíblia ou a teoria da reencarnação está errada. Raciocinemos o seguinte: se existiam apenas Adão e Eva, de onde vieram os espíritos que encarnaram em Caim, Abel e Sete, considerando que a história humana começava alí, a partir da criação de Adão e Eva? E a Bíblia diz mais, que Caim matou Abel, será que não seria lógico imaginar que o espírito morto de Abel teria reencarnado em Sete? E se assim o fosse, como explicar tantos espíritos para alcançar um número expressivo de mais de sete bilhões de pessoas aqui neste planeta? A teoria da Reencarnação não prega que esses espíritos teriam vindos de outros planetas para ocupar corpos aqui. Até porque esse espíritos não teriam vidas passadas aqui na nossa história. Assim como Abel e Caim, que passaram a existir  a partir de Adão e Eva. Então, não precisamos ser muito inteligentes  para perceber que a teoria da reencarnação e de vidas passadas não se sustentam.    
                   Mas, aí alguém pode perguntar : " como as pessoas se lembram de fatos que aconteceram no passado?
                   Nós nos reproduzimos. Cada novo ser é uma reprodução de protótipos anteriores. Aliás, isso também acontece com todos os seres vivos neste planeta. Eles não precisam ter espíritos para se reproduzirem. Mas, mantém em seu DNA registros de emoções vividas e têm a capacidade de assimilação e adaptação ao meio ambiente para sobreviverem. Todos transmitem para os sucessores os sentidos e emoções que se interagem com o meio  ambiente e seu habitat.

                 Como algumas pessoas têm visões, ouvem vozes, essas coisas?
               
                 Mais uma vez, eu insisto em dizer que a teoria da reencarnação não é fundamental para que essas coisas aconteçam. Há mais mistérios entre o céu e a terra do que pode  conceber nossa vã filosofia, já dizia William Shakespeare.  O Grande Einstein chegou a dizer que "Deus não joga dados", e não aceitava a questão da  probabilidade universal, diante das surpresas no campo da física quântica. Tudo depende dos olhos do observador, mas devo lembrar que os olhos dos observadores humanos são limitados, assim como os seus ouvidos e a sua capacidade de compreensão.
            Só para concluir vou deixar uma reflexão,  um pequeno texto retirado aqui mesmo na net, e que tem a ver com o que penso, pois tudo é energia e filamentos elétricos, que recebem e transmitem uma maior ou menos quantidade de magnetismo. Mas, fiquem todos à vontade para discordar.

                "A ionosfera é composta de íons, plasma ionosférico, sua composição faz com que reflita ondas de rádio até aproximadamente 30Mhz. A ionosfera está localizada entre 80Km e 550Km de altitude. O Sol,  os Meteoritos e Raios Cósmicos são os causadores da ionização da ionosfera, destes o Sol é o principal agente de ionização, depois  vem os meteoritos e raios cósmicos. Dependendo da hora do dia, estação do ano, e a composição química da atmosfera, a densidade dos elétrons livres variam na ionosfera."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?

Reencarnação: derradeira abordagem