Qual a sua religião?



                                         6.     Você  segue alguma  religião?

                  Eu prefiro dizer  que não frequento  nenhuma congregação  religiosa, apesar de acreditar que isso  seja muito importante.  Quando crianças, somos induzidos por nossos pais  a seguir  uma determinada crença ou religião, pois somos educados  a  conviver  em uma sociedade fraterna, conforme a vontade  de Deus.  Porém, como crianças somos pessoas imaturas e inocentes, não temos o conhecimento necessário para realizar um bom discernimento para realizar  uma  boa argumentação sobre a realidade em que vivemos. Assim,  aos poucos,  vamos passando por um processo de assimilação das normas e princípios  que nos  vão sendo  ensinados  pelos mais velhos, de modo que  crescemos já com muitas ideias  formadas que nos são repassadas  tradicionalmente e que  se cristalizam com o tempo, passando a  fazer parte da nossa própria personalidade.  São coisas   praticamente impossíveis de serem mudadas. Na maioria das vezes, até sentimos medo de questionar certas coisas, por mais absurdas que possam nos parecer.                 
                   Por tudo  isso,  sinto  a necessidade de lançar um olhar mais independente para   fazer algumas  reflexões sobre  a realidade  do mundo em que vivo, na busca por  algumas respostas que não encontrei em  nehuma religião. Por outro lado, gosto  das pessoas  como um todo e de maneira igualitária. Por isso, tenho dificuldades em  tomar partido,  pois  se sigo uma, logo tenho que me tornar adversário das outras.
  
.                                        7.       Por que você considera religião uma coisa importante?

                 
                A religião  exerce um papel fundamental na vida das pessoas. Talvez ela tenha sido a primeira forma de aglutinação entre os homens desde a  antiguidade.  É fato que os  primeiros homens viviam em bandos, pois acreditavam  que  dessa forma seriam mais fortes e temidos por outras criaturas, na luta pela sobrevivência. Do contrário,  tornariam-se   presas fáceis e  certamente morreriam. A vida em  grupo deu-lhes  melhores condições de sobreviver diante dos muitos desafios que tinham que enfrentar. Daí  deve ter surgido a crença numa força  sobrenatural por conta dos inexplicáveis fenômenos da natureza. Aliás, isso acontece até nos dias de hoje. Com o passar do tempo, o medo visível no olhar  da grande maioria levaram alguns  líderes mais corajosos  e expertos a assumirem a condição de verdadeiros deuses ou representantes do Senhor. O resto é fácil  concluir por que chegamos onde chegamos.
                   Acredito  que  as igrejas  precisam  sair  um pouco desse  anacronismo   e passar por uma profunda transformação, como por exemplo, deixar de  fundamentar  o seu discurso  no princípio da dominação  através do medo e da ignorância do povo.  Primeiro devemos viver como  exemplo de humildade e desapego às coisas materiais, para depois cobrarmos a mesma atitude dos outros.


                                 8.      Existe salvação mesmo sem fazer parte de alguma religião?


               O princípio da salvação pregada por Jesus não se vincula ou se submete  à religião. Não  encontrei  nenhuma afirmação em qualquer livro  sagrado  de que essa seja uma condição si ne qua non para a salvação. O que existe,na verdade,   são exemplos de comportamentos e atitudes que devemos seguir. Por isso que acredito que Jesus seja o caminho para se chegar até  Deus. Para se salvar é preciso crer  e seguir os  ensinamentos que  Ele nos deixou, os quais foram registrados em diversos Evangelhos. 
            Por outro lado, “Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus”.  Pois a salvação é coisa íntima e está dentro do coração de cada um e somente Deus conhece  verdadeiramente  o coração de  cada um.  E cá entre nós,  sabemos que  existem muitos enganadores  por aí disfarçados de religiosos, dando uma de bonzinhos, quando são  piores do que  muita gente que não segue religião alguma, não é mesmo?

ATENÇÃO: A PARTIR DE HOJE, ESSE BLOG ENTRARÁ EM RECESSO POR QUINZE DIAS PARA DESCANÇO DESTE BLOGUEIRO.  AGRADEÇO O CARINHO  AO TEMPO EM QUE DESEJO UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS. ATÉ A PRÓXIMA.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A grande balança do universo

O que é subvida?